Mato Grosso foi o estado escolhido para sediar a 44ª edição do Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados. O evento, realizado entre os dias 05 e 06 de dezembro, contou com a participação de dirigentes de 26 Caixas de Assistência do país.  A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) da OAB Nacional foi a entidade responsável pela organização.

 

“É honroso para Mato Grosso sediar, pela primeira vez na história, esse evento. Estamos aqui representando mais de um milhão de advogados de todo o Brasil. Dias de muito trabalho estão por vir. Então, precisamos estar unidos e fortes para nos fazer presentes na vida do advogado de forma relevante, construindo projetos, investindo na qualidade de vida e na saúde e melhorando as práticas profissionais”, afirma o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Itallo Leite.

 

Presente ao encontro nacional, o presidente da OAB Mato Grosso, Leonardo Campos, destacou a importância das Caixas de Assistência para o Sistema OAB. “Elas são as responsáveis por nos permitir desempenhar nossas atividades cotidianas e profissionais com saúde e qualidade de vida”. Ele presidiu a CAA/MT por dois mandatos (2010-2012 e 2013 a 2015) e parabenizou a atual diretoria pelos trabalhos realizados. “É a melhor gestão que a Caixa de Mato Grosso já teve”, assegurou.

 

“O Concad congrega o trabalho realizado nas 27 Caixas de Assistência que buscam trazer os mais diversos auxílios para os advogados, tratando de temas como saúde mental e anuidade zero”, explica o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) e coordenador nacional da Concad, Pedro Zanette Alfonsin, o objetivo da reunião colegiada.

 

Em sua fala, ele destacou a importância da atuação das Caixas de Assistência no atual momento. “Vivemos uma crise econômica e recessiva e a advocacia sofre muito. Daí a importância do nosso trabalho, especialmente na área de saúde com serviços psicológicos e psiquiátricos, para que auxiliemos os colegas que necessitem. Temos o dever de ajudar todos que passam por momentos de dificuldades”.   

 

A importância da Caixa de Assistência também foi enaltecida pelo Conselheiro Federal pela OAB/PE, diretor-geral da ESA Nacional e presidente do Conselho Gestor do Programa Anuidade Zero, Ronnie Preuss Duarte. “É um dos órgãos mais importantes de todo o Sistema OAB, sobretudo, em tempos como os de hoje em que experimentamos o empobrecimento da advocacia. Grandes desafios se apresentam, entre eles a dificuldade de acesso ao mercado. E as Caixas de Assistência vêm suprir a demanda, atendendo os advogados em suas necessidades mais profundas”.

 

Participante do 44º Encontro Nacional de Presidentes de CAAs, Duarte conta que a sessão plenária é o momento de compartilhar os desafios e soluções, com o propósito de melhorar a assistência prestada a todos os advogados e advogadas do Brasil.

 

“É um encontro muito importante porque todos os presidentes podem trocar experiências, falar de seus projetos, das conquistas e dos desafios durante esse ano. Ao final, o saldo é muito positivo porque cada estado, cada região tem a sua particularidade, mas estamos aqui para fazer cada vez mais pelo fortalecimento da advocacia e trazer qualidade de vida, bem-estar, saúde e entretenimento pra todos e suas famílias”, completa a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA/AM) e coordenadora da Região Norte, Aldenize Magalhães Aufiero.

 

*Foto: Concad