A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) apoiou diversas ações alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. Ao longo do mês, foram realizadas atividades nas subseções de Alta Floresta, Nova Mutum, Paranatinga e Primavera do Leste, voltadas às advogadas e também ao público em geral, que aproveitou os eventos para obter mais informações sobre a doença, que é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.
Em Paranatinga, a ação desenvolvida foi uma tarde de autocuidado e um happy hour para as advogadas da comarca. Responsável pelo evento, a advogada Jéssyca Nagano ressaltou a importância de eventos que visem aumentar o conhecimento das mulheres sobre a questão o que pode aumentar a prevenção.
“A Caixa tem como principal bandeira cuidar do advogado e da sua família. Sendo assim, não poderíamos deixar passar o mês de outubro sem a devida atenção. Dessa maneira, direcionamos uma ação sobre o autocuidado e a prevenção para nossas advogadas. Falar sobre o mês rosa é falar sobre a conscientização de se cuidar e se tocar para um possível diagnóstico precoce”, destacou.
Em Nova Mutum, a dinâmica escolhida foi um bate-papo em parceria com a Faculdade de Nova Mutum (Famutum), pontua a delegada da Caixa no município, Roberta Baraldi. “Abordamos o câncer de mama com um enfoque interdisciplinar. Tivemos uma palestra com uma médica ginecologista para falar dos sinais, dos exames, da questão da reposição hormonal, além de uma psicóloga e uma advogada, que trataram da questão do acolhimento às pacientes e os direitos que as mulheres têm quando passam por um tratamento contra o câncer de mama”.
O ponto alto do evento foi uma palestra da advogada e pastora Luciana Trevisan. Ela passou pela experiência de ser diagnosticada com câncer de mama e escreveu um livro com seu relato pessoal. Por conta da doença, Luciana passou por cirurgia de retirada de mama, reconstrução, além da radioterapia”. Foram sorteados exames, doados por um laboratório conveniado, aos presentes.